SITE MELHOR VISUALIZADO EM 1024X768.
Anúncio provido pelo BuscaPé

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Batman: Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

Dark Knight, mini-série escrita por Frank Miller em 1986 para o Homem-Morcego, finalmente sai do papel e ganha cores nas telinhas. Batman foi o super-héroi que mais ganhou adaptações para o cinema, foram 6 filmes além de vários seriados e desenhos animados. Grandes diretores passaram pelos filmes do homem-morcego: Tim Burton dirigiu os dois primeiros, Joel Schumacher mais dois e Cristopher Nolan com os dois últimos. Comparações são inevitáveis, pois o estilo dos 3 diretores são diferentes.


Enquanto na adaptação de Tim Burton, existe uma atmosfera mais caricata, com um coringa, digamos, mais inofensivo (mais parecido com o antigo seriado da tv lembram?), nas mãos de Nolan ele se transform a num verdadeiro maníaco de alta periculosidade com poucas piadas e muito sangue frio. Uma coisa que eu posso dizer é que o filme não é o melhor da série e tampouco o melhor do século. É apenas um filme de super-herói mais próximo da realidade nua e crua. O filme é pesado e violento. A maior parte do filme foca no Promotor Dent, tanto que o nome do filme até poderia ser "Dent: The Dark Knight", na sua luta pra acabar com o crime encontrando no seu caminho o perigoso Coringa, disposto a acabar com ele e com o Batman definitivamente. É uma verdadeira caçada do Coringa aos dois, uma caçada que causa baixas importantes.


Nolan dispensa comentários, é um excelente diretor e já provou isso em todos os seus filmes. Já Bale, também não deixa nada a desejar, eficiente como sempre. Heath Ledger encarnou bem o coringa, assim como Aaron Eckhart, encarnou Dent. O ponto mais criticado do filme foi justamente a trajetória do promotor Harvey Dent, que... *spoiler alert on* se tornou vilão num passe de mágica, com um papo fiado do coringa, o responsável por sua queda, além de que ele mal começou sua carreira de vilão acabou morrendo rapidinho *spoiler alert off*.



Ponto Forte: Batman levado à sério.
Ponto Fraco: A carreira de vilão mais rápida do oeste.
Finalmentes: É um prêmio pros fãs e um bom exemplar pros leigos.

O Orfanato (El Orfanato, 2007)

SR. BARRIGA PARTICIPOU MESMO DO FILME?¬¬

» Sinopse: Laura é uma mulher que regressa com sua família ao orfanato onde cresceu. O local desperta a imaginação de seu filho, que começa a se deixar levar por jogos de fantasia cada vez mais intensos. Estes acontecimentos vão inquietando Laura a tal ponto, que chega a pensar que algo na casa está ameaçando sua família. A escalada de acontecimentos ainda mais perturbadores fará com que ela procure a ajuda de parapsicólogos.

»Crítica: Achei que esse filme foi um tanto supervalorizado, porque apesar de ser bem realizado por Guilhermo Del Toro, não tem lá muita originalidade (explicarei mais tarde). Guillermo deve mesmo adorar contracenar com crianças, vimos isso em filmes como Espinha do Diabo e O Labirinto do Fauno. Talvez isso dê um ar mais light ao filme visto que quase não há cenas violentas no filme, com excessão à bela cena do atropelamento e do dedinho machucado na porta. Violência à parte, o foco mesmo do orfanato é o suspense, por isso não deve ser considerado um "filme de terror". O enteado de Laura é um garoto que possui uma doença grave, e não sabe que ela não é sua mãe, e pra complicar, começa a ver crianças-fantasmas. Se ela tivesse internado o garoto logo no começo do filme, teria se livrado de muita dor de cabeça, hehehe. Porém ela não o faz e o garoto leva um chá de sumiço fazendo com que Laura fique meio paranóica atrás do menino.
A partir daí notei uma série de semelhanças com um filme françês (bem meia-boca) chamado A Profecia dos Anjos (Saint Ange, 2004) de Pascal Laugier. *spoiler alert on!* Pra começar: 1. a história começa com a chegada da personagem à um orfanato bizonho (O orfanato?); 2. as "crianças assustadoras", como são citadas no filme de Laugier, também aterrorizam a personagem no filme de Guillermo.; 3. Uma garotinha loira que faz uma aparição em A Profecia dos Anjos parece ser sósia da que aparece em O Orfanato logo após que Laura acorda; e 4. O final é absurdamente copiado, quando a personagens passa para o mundo das crianças mortas para cuidar delas. *spoiler alert off!*.


AH, MULEQUE!


Pra terminar, não gostei do final **spoiler alert on!** ao invés de Laura se matar só porque encontrou o menino morto (como ele caiu da escada?), seria mais interessante se as crianças fossem ilusão da cabeça dela e que ela percebesse que deixou o garoto trancado no porão sem querer, sendo que ele tivesse morrido de fome e não da queda. **spoiler alert off!**.

Ponto Forte: Senhor Barriga fazendo uma polêmica participação Especial :)
Ponto Fraco: O final.
Finalmentes: Filme muito bem feito, e com boas interpretações .

Título Original: El Orfanato
Título Nacional: O Orfanato
Gênero: Suspense
Ano de Lancamento: 2007
Duração: 100 minutos
Direção: Juan Antonio Bayona
Elenco: Belén Rueda (Laura ), Fernando Cayo (Carlos ), Roger Príncep (Simón ), Mabel Rivera (Pilar), Montserrat Carulla (Benigna ), Andrés Gertrúdix (Enrique ), Edgar Vivar (Balaban ), Óscar Casas (Tomás ), Carla Gordillo Alicia (Martín ), Geraldine Chaplin (Aurora ).